Uma viagem por lugares de onde alguns nunca mais voltarão.

A voyage through places from where some will never return.

Os Nortons

The Nortons

Série Investigativa Criminal | Investigation Crime Series

10x52’

 

Criado por | Created by: Rudi Lagemann

Roteiros de | ScreenplaysRudi Lagemann, Hudson Vianna & Maria Clara Mattos

 

Uma Produção | A Production: Visom Digital

STORYLINE:

[POR]

Chamados a um país fronteiriço do Brasil para identificar sua irmã, morta em um acidente, Os Nortons não encontram Muriel entre as vítimas. Em sua busca pela irmã desaparecida, Os Nortons acabam cruzando o caminho de uma investigação sobre o desaparecimento de outra jovem.

[ENG]

Called to a border country of Brazil to identify their sister, who was killed in an accident, The Nortons do not find Muriel among the victims. In their search for their missing sister, The Nortons end up crossing path with of an investigation on the disappearance of another young woman.

REFERÊNCIAS ESTÉTICAS | AESTHETIC REFERENCES:

[POR]

Os Nortons é uma série dramático/investigativa a ser realizada no melhor estilo "Road Movie", desenhada para ser uma coprodução internacional e que nos conduzirá por paisagens deslumbrantes de uma América Latina diversa, selvagem e desconhecida. Desde as terras geladas da Patagônia argentina, passando pela região tríplice fronteira brasileira e nos levando até as densas matas do Norte do Brasil, aonde a lei nem sempre prevalesse e aonde o dinheiro sujo dita as regras. A história é repleta de suspense e mistérios que conduzirão a construção de cada personagem desvendando seu passado mais íntimo. Referências de séries como: "Bloodline", "The Bridge", "Ozark" e "True Detectives", nos ajudam a vislumbrar a dinâmica, ambientação e trama de "Os Nortons".

[ENG]

The Nortons is a dramatic / investigative series to be made in the best "Road Movie" style, ldesigned for International Coproduction, elading us through stunning landscapes of a diverse, wild and unknown Latin America. From the icy lands of Argentine Patagonia, following through the triple Brazilian border region and taking us all the way to the dense forests of northern Brazil, where the law does not always prevail and where dirty money makes the rules. The story is full of suspense and mysteries that will lead to the construction of each character unraveling their most intimate secrets. Using references  of series such as: "Bloodline", "The Bridge", "Ozark" and "True Detectives", help us to glimpse over "The Nortons" dynamics, settings and plots.

CONCEITO DA SÉRIE | SERIES CONCEPT:

[Port]
“Os Nortons” é um seriado de ação, aventura e mistério. Sua trama se desenrola em diversos países latino-americanos, seu ritmo é de constante movimento, como um “Road Movie” em série e o seu tema principal é o tráfico de pessoas e a busca por desaparecidos no Brasil e America Latina. A nossa história começa nos dias atuais e, em paralelo, acompanhamos a busca e investigação do desaparecimento de duas jovens mulheres que possuem em comum o fato de terem desaparecido em território argentino em dias bem próximos. Um desaparecimento tem como núcleo principal uma família brasileira, os Nortons, que vivem numa diminuta cidade da serra do estado do Rio de Janeiro, chamada Gardênia,onde possuem uma oficina mecânica. A população desta pequena cidade é formada por agricultores e produtores de flores. A história dos Nortons começa a partir do desaparecimento de Muriel, uma jovem de 25 anos. O irmão mais velho de Muriel, Edgar, e sua irmã mais jovem, Nina, com a ajuda de um tio, o policial aposentado Miguel, empreendem uma investigação particular na procura pela irmã desaparecida. Esta busca começa nas montanhas e lagos de Bariloche, Argentina, e se estende pelas favelas do Rio de Janeiro, por "resorts" e praias do nordeste brasileiro, pela imensidão da floresta amazônica e desemboca na fronteira sem lei de Brasil, Paraguai e Argentina. Enquanto os Nortons procuram a irmã desaparecida por recantos diversos, enfrentando situações perigosas e dramáticas, uma outra investigação acontece na região da tríplice fronteira, nesta mesma região de Paraguai , Brasil e Argentina. Aguirre Cortaza, um jornalista argentino, desempregado, faz um “favor remunerado” para um amigo rico: descobrir o paradeiro da filha de 20 anos, Letícia, que “sumiu” no mundo. A última imagem que se tem de Letícia é uma foto de rede social, onde ela aparece sorridente e com uma mochila às costas, às margens das Cataratas do Iguaçu. A partir desta busca, Aguirre conhecerá e enfrentará uma miríade de obstáculos dentro do arriscado e temerário universo do contrabando de armas, drogas, cigarros e produtos diversos que domina a fronteira dos três
países.

 

A história destes dois desaparecimentos, as suas respectivas buscas e investigações levam os personagens a mergulhar numa America Latina profunda, de lindíssimas paisagens e ao mesmo tempo recheada de perigos. Nesta narrativa de busca, no ritmo de “gato e rato”, onde a violência é ingrediente dominante, muitas vezes os Nortons e também Aguirre Cortaza se envolverão em inquietantes situações com a tensão de não saberem se estão dentro ou fora da lei.
 

Ao final da primeira temporada, as duas histórias se encontram para abrir as cortinas de uma trama singular e repleta de novos caminhos, personagens e significados. O que têm em comum Letícia e Muriel? Quem procura por elas? Por que desapareceram? Elas serão finalmente encontradas? Estas perguntas serão respondidas em parte ao final da primeira temporada de “Os Nortons” e encaminharão a segunda temporada da série onde o passado, tanto da família de Muriel como de Letícia, vem à tona com toda a força, revelando segredos ocultos e instigantes, que mostram outras facetas de nossos principais personagens.

 

Falar em uma “America Latina profunda” é reportar-se à existência de certas regiões onde ainda vale a lei do mais forte em todas as suas variantes: física, econômica e intelectual. E é nestas regiões que proliferam os casos de desaparecidos. O desaparecido civil é aquela pessoa que saiu para realizar qualquer atividade cotidiana e jamais retornou. Sem motivo aparente, sumiu sem deixar vestígios. Por tal, colocam-se três problemas imediatos: a) saber o que ocorreu; b) saber o que fazer; c) saber a quem procurar. Se houvesse uma resposta para o que ocorreu, tudo seria mais simples. Para se chegar a esta resposta, é necessário investigar. Então se recorre à instituição policial, com o argumento de que o desaparecido pode ter tido violado seus direitos fundamentais. O que parece óbvio, não o é. Estudos mostram que recorrer à policia tem constituído forte obstáculo enfrentado pelas famílias de desaparecidos. Sem o suporte institucional do Estado, a família ou os conhecidos vêem-se num duplo desafio: na procura pelo desaparecido, devem trabalhar as expectativas de vida do mesmo e também o luto. A procura às vezes se torna um processo angustiante sem fim. Por tal, o desaparecimento de uma pessoa é um evento que provoca transformações profundas na família da mesma.
 

Dados estatísticos mais conservadores apontam 48 mil ocorrências anuais envolvendo desaparecidos no Brasil. Dentre estes, deve-se lembrar que 10 a 15% dos casos ou nunca são solucionados ou têm como conseqüência a morte do desaparecido. Na America Latina, o fenômeno se repete. As causas dos desaparecimentos são diversas: a) conflitos familiares; b) violência urbana; c) doenças; d) seqüestro para tráfico de pessoas; e) ausência de informações d) seqüestro para uso em magia negra. Dentre estas causas as que interessam e serão abordadas pela nossa série, “Os Nortons”, está o tráfico de pessoas para motivos diversos: trabalho escravo, prostituição, tráfico de órgãos, magia negra, etc...
 

Durante o desenrolar de nossas tramas principais, das buscas por Muriel e Leticia, um caso real virá à tona e ganhará importância na segunda temporada da série. Nos anos 80, no sul do Brasil, milhares de crianças foram adotadas ilegalmente. Todo o processo de adoção, envolvendo casais estrangeiros da Europa, Israel, Estados Unidos e Canadá, que desconheciam a ilegalidade da operação, teve a participação tanto de policiais como de funcionários de cartórios e alfândegas do Brasil e das fronteiras mais ao sul do continente. Um dos personagens principais da historia, Miguel Norton, o tio de Edgar e Nina, estará envolvido com esta operação e esta sua participação provocará profundas mudanças na vida de seus familiares.
Com “Os Nortons”, nada é o que parece ser!

 

[Eng]
"The Nortons" is an action, adventure and mystery series. The plot unfolds in several Latin American countries. Its rhythm is of constant movement, like a road movie within a series format. Its main theme is human trafficking and the search for missing people in Brazil and in Latin America. Our story begins in present day and we follow the investigation of the disappearance of two young women who have disappeared in Argentina and only a few days apart from each other. A disappearance occurs with a typical Brazilian family, “The Nortons”, who live in a small town in the state of Rio de Janeiro called Gardenia, where they run a car repair shop. The population of this small town is made up of farmers and florists. The story of “The Nortons” begins after the disappearance of Muriel, a 25 year old young woman. Muriel's older brother, Edgar and his younger sister, Nina, with the help of their uncle, a retired police officer called Miguel, undertake a private investigation for their missing sister. This begin searching the mountains and lakes of Bariloche, Argentina, through the city of Rio de Janeiro, the resorts and beaches of north eastern Brazil, through the immense Amazon rainforest and the lawless triple border that divides Brazil, Paraguay and Argentina.


While the Nortons look for their missing sister in various places, they face dangerous and dramatic situations. Another investigation takes place in the region of the triple border. Aguirre Cortaza, an unemployed Argentinean journalist, is paid to do a favour for a rich friend: he must discover the whereabouts of the tycoon’s 20-year-old daughter Leticia, who had disappeared while travelling the world. The last picture of Leticia is located in the social network. She carries a backpack and smiles near the Iguaçu Falls. This search will lead Aguirre to a myriad of obstacles within the risky and reckless universe of arms, drugs and cigarette smugglers, as well as every other product that goes through the busy border.
 

The story of these two missing girls, their respective searches and investigations lead the characters to immerse themselves in the deep end of Latin America, filled with beautiful landscapes and horrendous dangers. This narrative has the frantic rhythm of a chase, where violence is a major ingredient. The Nortons and Aguirre will often find themselves in disturbing situations with the strain of not knowing whether they are acting within or outside the law.
 

At the end of the first season, the two stories meet only to open the curtains of a singular plot filled with new pathways, characters and meanings. What do Leticia and Muriel have in common? Who is looking for them? Why did they disappear? Will
they ever be found? These questions will be answered in part at the end of the first season of "The Nortons" and will point the way for the second season of the series where both the past of Muriel and Leticia's families will be revealed. The strength of
their backstory will present the audience with many other facets of our main characters.

 

To speak of the "deep end of Latin America" is also to refer to the existence of certain regions where the law of the strongest is still valid in all its variants: physical,economic and intellectual. And it is in these regions that the disappearances abound. The missing civilian is that person who went out to perform any daily activity and never returned. For no apparent reason, he or she has disappeared without a trace. Therefore, there are three immediate problems: a) knowing what happened; b) knowing what to do; c) knowing who to look for. If there was an answer to what had happened, everything would be simpler. To arrive to this answer, we must investigate. Then the police are called forth, with the argument that the missing person may have violated their fundamental rights. What seems obvious is not. Studies show that resorting to police has been a major obstacle faced by families of the missing person. Without the support of the State, the family or the acquaintances find themselves in a double challenge: in the search for the missing person, they must understand the expectations of the finding the person dead or alive. The search can sometimes become an endless and harrowing process. Because of this, the disappearance of a person is an event that greatly changes a family.


More conservative statistics show 48 thousand annual disappearances in Brazil. Among these, note that 10 to 15% of the cases are never solved or a lifeless body is found. The same statistic can be applied to Latin America. The causes of the disappearances are many: a) family conflicts; b) urban violence; c) diseases; d) human trafficking; e) lack of information. Among those causes that are of interest and will be the focus of our series is the human trafficking for slave labour, prostitution and organ traffic.
 

During the unfolding of the quests for Muriel and Leticia, a real event will gain importance in the second season of the series. In the 1980s, in southern Brazil, thousands of children were illegally adopted. The entire process of adoption involves foreign couples from Europe, Israel, the United States and Canada, who are unaware of the illegality of the operation. This event had the participation of the Brazilian police and officials of notaries and customs at the southern borders of the continent. One ofthe main characters Miguel Norton, the uncle of Edgar and Nina, will be involved in this operation and the scandal will cause major changes in the lives of their relatives.
Among the Nortons, nothing is what it seems to be.

PERFIL DOS PERSONAGENS | CHARACTERS PROFILE :

EDGAR (Ed) NORTON

30 anos / 30 years old

[Por] Homem bonito, traços bem viris, forte, poucas palavras, melancólico. É o filho mais velho dos Nortons. Na ausência prematura dos pais foi ele quem ajudou a avó a criar as duas irmãs, Muriel e Nina. Edgar, no seu jeito recluso, é carismático.  Carrega um grande trauma de infância. As noites de tempestade evocam nele este trauma. No começo da série será um sujeito cordato, mas a trajetória de acontecimentos despertarão nele um espírito virulento.

[Eng] A handsome, melancholic and strong man of few words. He is the eldest son of the Nortons. After the premature departure of his parents it was him who helped Grandma Norton raise the two sisters Muriel and Nina. Edgar, although standoffish, is somewhat charismatic. He carries a great childhood trauma woken by the stormy nights. At the beginning of the series he will be a complacent subject, but the trajectory of events will awaken in him a virulent spirit.

NINA NORTON

18 anos / 18 years old

[Por] Irmã mais jovem de Edgar e Muriel. Bonita, charmosa, espontânea, “sangue quente”, gosta de “piercing”, “tatoos” e de desenhar. E, seja na vida, seja no amor, não espera ser atacada. Ela é impetuosa, ela sempre toma a frente. Ela gosta de arriscar e de pilotar motos. Tem o olhar insinuante, uma personalidade cativante e o tédio não existe em seu vocabulário. Ela nunca desiste e é o motor na investigação sobre o paradeiro da irmã.

[Eng] Edgar's younger sister. Beautiful, charming, spontaneous and hot blooded, she likes to draw and the look of piercings and tattoos. Be it in life or in love she always takes the bull by its horns. She likes to take risks and rides motorbikes. She has a sensual look, a captivating personality and boredom is not in her dictionary. She never gives up a fight and relentlessly persists investigating her sister’s whereabouts.

MURIEL NORTON

25 anos / 25 years old

[Por] É a irmã desaparecida de Edgar e Nina. Aparentemente uma jovem e linda mulher do interior que foi tentar ganhar a vida na capital. Para todos, estudava numa faculdade particular do Rio de Janeiro e trabalhava numa grande loja de roupas, quando desapareceu. No início há a descoberta de que tudo que se sabia dela era falso e suspeita-se que ela se tornara uma garota de programa. Mas a dubiedade de sua vida vem à tona com segredos mais potentes e ao final da primeira temporada um novo leque de situações se abre.

[Eng] Edgar and Nina's missing sister. Apparently she is just a young and beautiful woman from the countryside who tried to make a living in the capital. Everyone thought she studied in a private college in Rio de Janeiro and was working at a large clothing store franchise when she disappeared. In the beginning they find out she was lying to everyone and was probably a call girl, but the ambiguities in her life comes to light revealing even more powerful secrets. At the end of the first season, new twists will be presented.

MIGUEL NORTON

55 anos / 55 years old

[Por] O tio dos irmãos Edgar, Muriel e Nina por parte de pai. Foi alcoólatra e tem fama de ter sido um policial ligado ao crime.  É um sujeito cheio de idiossincrasias.Foi o tio que começou a namorar Elisabeth (mãe dos meninos). Aí ele foi para a capital estudar Direito fez um concurso público e se tornou inspetor de policia. Casou-se com a irmã de Elisabeth, teve uma filha, depois vieram os problemas com álcool, drogas e envolvimento com o crime organizado, algo nunca provado. Os seus problemas profissionais se transferiram para a sua vida pessoal e a sua mulher o abandonou.  Levou um tiro numa operação policial e foi aposentado por invalidez. Ele manca de uma perna e voltou para o interior passando a morar recluso no seu chalé na montanha.

[Eng] Uncle of Edgar, Muriel and Nina on their father’s side. He was an alcoholic and a police officer linked to corruption. He's a guy full of quirks. He was the one who started dating Elisabeth, the mother of his nephew and nieces. Then he had to leave for the capital. There he studied law and the distance ended his love for Elisabeth. Miguel graduated law school and became a police inspector. He married Elisabeth's sister, had a daughter, had problems with alcohol, drugs and organized crime, which was never proven to be true. His professional problems infiltrated his personal life and his wife left him. He's got shot on duty and was retired. He limps on one leg. He returned to the countryside, to his hometown and to now lives in a cabin in the mountains.

AGUIRRE CORTAZA

50 anos / 50 years old

[Por] Jornalista desempregado, divorciado, sem filhos, sem posses, que vive com a mãe idosa em um apartamento clássico e decadente do bairro da Recoleta. O apartamento está hipotecado pelas inúmeras dívidas deixadas pelo pai, já falecido. Devido à frágil situação econômica, Aguirre aceita o “trabalho” remunerado de procurar a filha desaparecida de um rico amigo de infância, o que lhe fará mergulhar num mundo de situações inusitadas e perigosas. Ele trabalhou num grande jornal de Buenos Aires onde cometeu um erro crasso numa reportagem, envolvendo personagens de uma importante família. Este fato o levou a ter que se demitir, o que o colocou em sérias dificuldades financeiras.

[Eng] An unemployed investigative reporter, divorced, with no children. He lives without material possessions with his elderly mother in a decadent apartment of classic style at the Recoleta neighbourhood. The apartment is mortgaged by the numerous debts left by his deceased father. Due to his fragile economic situation, Aguirre accepts the paid "job" of having to look for the missing daughter of a rich friend of his childhood, which will make him dive headfirst into a world of unusual and dangerous situations. In the past he worked in a big newspaper in Buenos Aires where he made the crass mistake of involving the characters from an important family. This led him to ask for his resignation, which put him in serious financial difficulties.

JUAN IGNÁCIO BORGES CASTAÑEDES

53 anos / 52 years old

[Por] É um banqueiro, de família tradicional, influente e rica da sociedade argentina. Vive em Buenos Aires, é meticuloso em sua cobiça, frio, discreto, não mede meios para conquistar o que deseja.  É amigo de infância de Aguirre e acolhe ajudar, concedendo a ele um trabalho, o qual será o responsável direto pelo mundo caótico no qual o amigo jornalista irá mergulhar.

 

[Eng] Is a banker from a traditional, influential and rich family of the Argentine society. He lives in Buenos Aires, is meticulous in his greed, cold, discreet and does not measure the means to conquer what he desires. He is a friend of Aguirre's from their childhood days and by giving him a job, Juan will be directly responsible for the chaotic world his journalist friend will face.

Please reload

CONTATO | CONTACT:

Carlos de Andrade |  carlos@visomdigital.com.br +55 21 9 9432-4860

Contact | Rua Embaixador Gabriel Landa, 81 | São Conrado  | Rio de Janeiro | Tel: +55 21 3323.3300 | visom@visomdigital.com.br 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon
OS NORTONS