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Duas Gangues de Capoeira decidem o destino do único Império das Américas
Two Capoeira Gangs decide the fate of the only Empire of the Americas

CAPOEIRA

Série de Ficção Histórica | Fictional Period Drama

10 x 50 min.

 

Criado por / Created by: Marco Borges

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Baseado na pesquisa de / Based on the research of: 

Carlos Eduardo Libano Soares

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Roteiros de / Screenplay by: Marco Borges, Bruno Passeri e Gustavo Rademacher

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Produtor / Producer: Visom Digital

ARCO DRAMÁTICO DA SÉRIE / SERIES DRAMA ARC:

[POR] 

Rio de Janeiro, Século XIX. As ruas da capital do império estão em ebulição. As eleições serão em 1885, mas a disputa já começou. Como o voto é censitário e aberto, controlar as ruas significa controlar o eleitorado. A freguesia da Glória está estabelecida em mãos conservadoras e os liberais correm para garantir freguesias no Centro. Em Sacramento, esbarram nas ambições políticas do jovem Marquês que, recém-promovido à liderança de sua malta, rompe o pacto do falecido Boca Larga com o líder liberal Lafayette Rodrigues. São José passa a ser a freguesia mais estratégica do império, mas para garantir os votos por ali é preciso lidar com o instável Chico Vagabundo, que abre um leilão por seu apoio.

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Lafayette Rodrigues manda prender e torturar Marquês, mas o capoeira não cede. Antes de ser enviado ao exílio penal, o capoeira empreende uma fuga espetacular com a ajuda de sua malta. A fuga de Marquês e a iminente passagem de uma procissão com a visita do arcebispo de Lisboa elevam a pressão sobre o chefe de polícia Tito de Mattos.

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A jovem Beatrice foi internada há poucos dias no Hospício Pedro II. Seus pais, ricos burgueses de fino trato, decidiram submeter a filha a um tratamento drástico para apagar de sua mente a paixão pelo capoeira Marquês, que a desvirginou e desgraçou a honra da família. Culpada por seus pecados, Beatrice rejeita ver o amante, mas Marquês não está disposto a perdê-la. Após insistir em visitá-la, Beatrice cede e os dois se reaproximam. Marquês quer tirá-la dali o quanto antes, mas ela está dividida.

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Com a polícia em seu encalço, Marquês tenta acordo com Chico Vagabundo para estender a influência de sua malta até as ruas de São José. Chico rejeita o negócio, mas usa a proposta para barganhar junto a Benjamin, que está associado aos líderes do partido conservador.

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Conservadores, liberais e independentes querem os votos da freguesia de São José. O jogo político está aberto e ambos os partidos têm chance de ganhar as eleições em meio à guerra travada pelos capoeiras Benjamin e Marquês. A data da tradicional procissão da Semana Santa se aproxima e, com ela, a perspectiva de um banho de sangue. A cúpula do governo, então, apela ao Príncipe Obá II, que articula uma trégua entre as maltas. O armistício termina quando o tresloucado Juca Reis abre a barriga de Chico Vagabundo durante uma discussão banal sobre os tamanhos de seus pênis. Chico morre eviscerado no centro da procissão, espatifando sobre o chão a imagem do santo padroeiro. O brutal assassinato choca a sociedade carioca. Pressionado, Tito de Matos ordena pressão total sobre as maltas, inibindo a circulação de capoeiras e sufocando seus ganhos.

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Após começar uma guerra fratricida na corte, Juca Reis se esconde na famosa casa noturna Alcazar Lírico nos braços de Suzanne Castera, a cortesã mais famosa da cidade. Juca é preso pelos homens de Tito de Matos e processado por um jovem promotor, mas acaba liberado. Durante o processo, Castera serve como álibi de Reis, mas a atração entre a cortesã e o jovem promotor é imediata.

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A pressão da polícia causa prejuízos a todas as maltas, em especial a de Marquês, que insiste em evitar o assédio de políticos sobre seu grupo. Para compensar as perdas, Marquês e seus homens planejam o audacioso roubo de um carregamento de joias da Importadora Alvorada, de propriedade de Conde de São Salvador de Matosinhos, o riquíssimo pai de Juca Reis. Durante o assalto, porém, Marquês percebe que o carregamento contém apenas sapatos, e não jóias. Se a vida lhe joga limões, é preciso fazer limonada e servir ao povo como sinal de boa fé. Dotado de apurado senso político, Marquês distribui os sapatos entre os pobres, reforçando sua popularidade em Sacramento.

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Alheia ao entrevero, a escrava Francisca vaga faminta e com uma pistola Colt na cintura pelas ruas hostis do Rio após fugir da fazenda onde cresceu. Ela circula pela cidade para vender itens de sua cesta, trabalho conquistado graças à rede de apoio a escravos fugidos coordenada por Mãe Cambina e Príncipe Obá II e patrocinada por Benjamin. Francisca conhece a alforriada Bernardina e as duas formam uma dupla enfrentando o cotidiano extenuante nas ruas hostis do Rio.

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O assalto ao carregamento da Importadora Alvorada transmite à opinião pública a sensação de que a repressão da polícia sobre as maltas é ineficaz. O alto custo de manter tamanho efetivo nas ruas o tempo todo chega a níveis críticos. Logo, o gabinete liberal veta a operação comandada por Tito de Matos. As ruas estão novamente livres. Além de tentarem recuperar o tempo e os ganhos perdidos, Marquês, Benjamin e outros chefes de malta disputam veladamente o espólio de Chico Vagabundo. Em São José, a situação é caótica. Só existe uma unanimidade entre os capoeiras: é preciso matar Juca Reis.

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Alheio ao sangue que está prestes a ser derramado nas ruas da corte, o inescrupuloso comerciante Nuno Ferreira chega ao Brasil para assumir o controle de um armazém de secos e molhados na Glória. Ele traz consigo a jovem esposa que conseguiu como pagamento de uma dívida, a bela Marie Turner. As dificuldades enfrentadas pelo negócio, a falta de dinheiro e a pressão da malta Flor-da-Gente pelo pagamento mensal trazem à tona o pior aspecto da personalidade de Nuno. Ele se revela um sujeito violento e misógino que comete verdadeiras atrocidades contra a esposa, descontando nela sua falta de coragem para enfrentar seus verdadeiros inimigos.

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Após a resistência inicial, Beatrice cede aos apelos de Marquês e os encontros secretos entre eles se intensificam, assim como o novo tratamento a que ela será submetida. Beatrice passa a se consultar com um proeminente psiquiatra que estuda histeria feminina e tem uma teoria muito peculiar sobre o assunto. O especialista, um homem sórdido e sádico, estipula um tratamento experimental para limpar a mente à base de um coquetel de drogas e banhos frios que se revela desastroso, fazendo de Beatrice uma paciente distante e fora da realidade. Marquês percebe que terá que correr contra o tempo se quiser salvar sua amada.

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Mas não é só Marquês que está correndo contra o tempo. Cercado e com a cabeça a prêmio, Juca Reis foge para o terreiro de Mãe Cambina, onde sabe que capoeira algum terá coragem de matá-lo. Príncipe Obá II é chamado a intervir. Ele aciona o Conde de Matosinhos e troca a morte de Juca por generosas indenizações a todas as maltas. Indignado pelo prejuízo, o Conde de Matosinhos manda Juca para uma temporada fora do país.

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As ruas do Rio de Janeiro são regidas pela corrupção. E esse estado de coisas faz muitas vítimas, como a escrava Bernardina, assassinada por policiais que tentavam extorqui-la. Francisca assiste a tudo. Mesmo com medo e raiva pela barbaridade que testemunhou, ela sabe que é a única chance de melhorar sua condição. Então, faz em sua própria pele as marcas que Bernardina trazia no corpo, rouba a carta de alforria da amiga e torna-se uma mulher livre. Sob a identidade de Bernardina, Francisca assume um emprego no armazém de Nuno Ferreira e se torna uma testemunha dos abusos sofridos por Marie Turner.

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Os rumores na Glória dão conta de que Duque Estrada Teixeira, o Nhonhô da Glória, libertará três homens da malta liderada pelo finado Chico Vagabundo que foram presos no período de repressão do chefe de polícia Tito de Matos, estendendo seus tentáculos sobre São José. A ação dará a Benjamin superioridade de homens e território. Então, Marquês envia o Moleque Antônio Maria para a cadeia, onde mata dois dos homens de Chico Vagabundo e deixa o recado claro para o sobrevivente: São José não é de ninguém. Ainda...

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Embora ainda desfrute de poder, o Nhonhô não é mais o mesmo. Desgostoso por ver seu prestígio em queda dentro do partido conservador, se apega ao ópio como tantos outros nas altas rodas da cidade. Ao sair do Alcazar Lírico ao amanhecer, se torna um alvo fácil de repórteres, fofoqueiros e capoeiras. Benjamin e sua malta resgatam-no e evitam danos à sua reputação, mas a situação lhes parece fora de controle.

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Um território sem malta é um território à deriva. Desde que Chico Vagabundo foi assassinado, diversos delitos graves têm causado prejuízos aos negócios. Uma guerra furtiva toma conta das esquinas, com ataques cirúrgicos praticados por todas as maltas, em especial pelos guaiamus de Sacramento, que tentam evitar que São José caia em mãos Nagoas. Benjamin percebe que precisa de mais homens para tomar o território de São José e, após se aconselhar com Mãe Cambina, faz uma viagem que pode virar a maré a seu favor.

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Cansada dos abusos, Marie Turner ameaça fugir e Nuno reage. No calor da briga, Marie mata-o com um cutelo. Apavorada com a ideia de ser presa e deportada, entra em desespero. Francisca, calejada pela violência, decide ajudá-la e despacham o corpo do finado comerciante na freguesia de São José. Para todos os efeitos, ele foi vítima da guerra entre os capoeiras. As duas se tornam cúmplices.

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Na paradisíaca região da Costa Verde fluminense, à beira-mar, está instalado um grande quilombo para onde alguns dos mais hábeis capoeiras se evadiram. É ali que Benjamin passa a semana, recomendado por Mãe Cambina e Príncipe Obá II, buscando arregimentar homens para sua malta. Na companhia de 15 dos melhores capoeiras do estado, Benjamin volta para o Rio. Ele decide dar um basta na guerra sobre as ruas de São José. Com mais de 30 homens à disposição, toma o território sem precisar sequer puxar a navalha. A volta do partido conservador parece garantida.

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Apesar de ter perdido a freguesia de São José para Benjamin, a dor que aflige Marquês é o estado de sua amada Beatrice. Nem a dureza da vida nas ruas lhe preparou para ver a imagem delicada de sua amada destroçada pelos maus tratos e pela angústia. Ao descobrir que a filha ainda tem encontros furtivos com o homem que a desgraçou, o pai de Beatrice exige atitudes ainda mais drásticas da direção da casa. Marquês, então, usa os recursos de sua malta e, numa ação ousada e violenta, tira a jovem do hospício.

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À sua maneira, o pai de Beatrice quis salvar sua prole, algo que o Conde de Matosinhos também tentou. Foi em vão, pois Juca Reis está de volta ao Rio de Janeiro e o relacionamento com o pai está ainda pior. Matosinhos trava uma batalha com Duque-Estrada, que asfixia suas atividades comerciais em represália às matérias contra ele no jornal O Paiz. Para Juca, está claro o que precisa fazer para provar valor ao pai: Duque-Estrada deve morrer. Juca se aproxima de Marquês e propõe matar o político.

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Preocupado com os rumos de sua malta e ávido pelo poder, Galego procura o líder liberal Lafayette Rodrigues e conta sobre o plano do assassinato. Se Marquês matar o Nhonhô da Glória, terá um poder dificilmente superável. A hora de tomar o poder em Sacramento é agora. Para patrocinar a árdua missão, Lafayette entrega 3 pistolas a Galego.

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No armazém administrado a duras penas pela jovem viúva Marie Turner, Bernardina recebe a visita de Coruja para coletar o pagamento da semana. Ameaçada por não ter o dinheiro, Bernardina mete o revólver na cara de Coruja e o espanta. Marie, intrigada, propõe a Bernardina sociedade no armazém. À noite, no mesmo cortiço onde mora, Bernardina vê Coruja transar com outro homem. Coruja diz para Bernardina que ela deve ficar calada. Mesmo de forma heterodoxa, nasce um laço de cumplicidade entre os dois.

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O moleque Antônio Maria, um dos homens de Sacramento mais próximos de Marquês, ganha confiança e caminha pelas ruas como se as possuísse. Numa incursão precipitada, flana por São José e acaba cercado por uma dezena de capoeiras da Flor-da-Gente. Valente e intempestivo, o Moleque desafia Benjamin a um duelo. Em segundos o Nagoa vence a luta, saca a navalha e dilacera o tendão de Aquiles do promissor capoeira. As ruas de São José têm um dono e o nome dele é Benjamin.

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Marquês mantém Beatrice sob cuidados no cortiço onde mora, em Sacramento. Debilitada pelo cruel tratamento, ela mal o reconhece. Marquês não desiste dela e, mesmo com toda a brutalidade de seu dia-a-dia, se esforça para trazê-la de volta. Ele acredita que, em algum lugar no olhar perdido de Beatrice, ainda se esconda a mulher que tanto amou. Mas talvez seja tarde demais.

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É tarde da noite e o terreiro de Mãe Cambina está vazio. Um homem adentra, com seu chapéu de vaqueiro e uma Winchester 44. Ele se chama Antônio Sacerdote da Boa Morte e está atrás da escrava Francisca. Mãe Cambina, inalterada, joga búzios e ri de seu destino, dizendo-se pronta, segundos antes de Boa Morte atirar sem dó em sua cabeça.

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Preocupado com a espiral decadente de Duque-Estrada e buscando preservar a reputação que ainda resta ao político, Benjamin faz um acordo secreto e lucrativo com Marie Turner. O armazém passa a servir de pouso para o Nhonhô da Glória fumar ópio em paz. Em troca, ela ganha proteção e fica livre de pagar qualquer taxa. Coruja é o encarregado de proteger o político e a amizade com Bernardina começa a se fortalecer.

A notícia da briga entre Benjamin e o moleque Antônio Maria corre à boca pequena nas freguesias da cidade e chega aos ouvidos de seu filho, José. O menino acreditava piamente que seu pai era apenas um sapateiro e o critica. Benjamin perde a calma e bate no filho. É a primeira vez que Benjamin sente sua mulher e seu filho olharem-no com medo. Ele busca apoio em Mãe Cambina, mas o terreiro está violado e o corpo de Cambina, jogado no chão. Benjamin espalha pelas ruas uma recompensa pela cabeça do autor do crime.

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Marquês parte para matar o Nhonhô, acompanhado de Juca Reis, Zé Preto e alguns capoeiras. Mas quando chegam ao lugar apontado, vêem-se cercados por Galego e mais três dissidentes, todos armados. Mas Marquês revela sua perspicácia quando dois dos dissidentes viram suas armas na direção de Galego. Leais a Marquês, esses capoeiras fingiram-se traidores para sabotar o golpe. Agora, em vantagem numérica,  Marquês toma controle da situação e tortura brutalmente Galego até ele revelar que as armas e a ordem para a emboscada partiram de Lafayette Rodrigues.

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Durante um agradável café com a família, Lafayette Rodrigues recebe uma caixa de presentes nas mãos: é a cabeça de Galego. Ao longe, Juca Reis levanta sua xícara de café, com um sorriso no rosto, propondo um brinde a Lafayette. Depois dessa demonstração de força e sadismo, Reis vai até o Alcazar Lírico para ver Suzanne, mas ela não quer mais vê-lo. Ela está comprometida com o chefe de polícia. Alucinado, Juca saca sua navalha e retalha o rosto de Suzanne. A notícia de que a cortesã mais famosa da capital foi desfigurada corre a cidade.

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Beatrice está recuperada, mas sua estada no cortiço é estranha. Ela não foi criada para viver naquele ambiente, e tampouco as pessoas dali se habituam a ter uma jovem branca rica passeando pelos imundos corredores. Para mantê-la segura, Marquês destacou dois capoeiras que lhe servem de guarda durante todo o dia. Assim, ela passa a maior parte dos dias no cômodo, esperando por Marquês, assistindo à vida da janela do sobrado.

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O perigoso matador Antônio Sacerdote da Boa Morte sabe que está sendo caçado pelo assassinato da influente Mãe Cambina. Sua cabeça está a prêmio e o temido Benjamin não terá piedade de sua alma se puser as mãos nele. Mas Boa Morte é uma máquina de matar e nada vai ficar em seu caminho até capturar a escrava Francisca. Após muito rodar pela cidade, ele encurrala sua vítima, mas Marie os surpreende com um golpe na cabeça do caçador, que cai inconsciente. As duas arrastam o corpo  e amarram-no no porão.

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Benjamin recebe um duro golpe ao perceber que sua esposa e filho fugiram. Revoltado, surra o padre da Igreja de São José até que ele confessa ter mandado os dois para um sanatório da Igreja, em Minas Gerais. É como uma facada no peito. A cidade, as ruas, todas suas conquistas agora pouco importam. Benjamin perdeu o que mais amava e está só.

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Lafayette Rodrigues está revoltado com as ações de Juca Reis, mas Tito de Matos alega que a influência e o poder econômico do Conde de Matosinhos deixam a polícia de mãos atadas. O moleque Antônio Maria entra claudicante e interrompe a conversa, anunciando que Marquês deseja se entregar, mas a condição é que o faça numa conversa em particular com Lafayette. Marquês vai ao gabinete de Lafayette Rodrigues e insinua que sua rendição definirá as eleições do ano seguinte em favor dos conservadores. Lafayette não hesita em dar a Marquês um indulto, através da assinatura de um Termo de Bem Viver. Os dois têm um acordo.

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Lafayette visita Suzanne Castera, que se recupera das navalhadas de Juca. O político quer algo que possa usar contra o facínora. Suzanne, com medo, se nega a depor contra Juca Reis, mas diz que Lafayette pode atingi-lo através daquilo que ele mais ama: sua mãe, que regressa após longo período fora do país, uma mãe que o próprio Conde de Matosinho, agora casado com uma jovem, preferia que não existisse. Juca Reis tem uma relação, no mínimo, estranha com a genitora. Tão estranha, afirma Castera, que costumava chamá-la pelo apelido da mãe quando dormiam juntos.

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Duque-Estrada está cada vez mais perdido em sua espiral de ópio e depressão. Uma noite, perde o controle e tem uma overdose no armazém. Coruja, Marie e Bernardina tentam ajudá-lo, mas é em vão. O Nhonhô está morto. No dia seguinte, a notícia da morte de um dos políticos mais influentes da cidade explode nos jornais.

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Raposas da política não perdem tempo e vão atrás de Benjamin, buscando patrocinar sua malta e obterem influência política nos estratégicos territórios de São José e da Glória. Mas Benjamin repele qualquer negociação. A partir de agora, só responderá a ele mesmo.

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Beatrice descobre que está grávida. O medo do futuro e a fragilidade de sua condição fazem-na repelir Marquês. Seu amor é grande, mas Beatrice não sabe se é capaz de dar à luz um filho no mundo cão que vê ao seu redor. Em desespero, Beatrice tenta visitar sua família, mas Marquês a proíbe. Ela está cada dia mais desiludida. Com o mundo caindo sobre seus ombros, Marquês falha em lhe amparar. O que quer que os dois tenham sentido um dia se perdeu na violência e na loucura do dia-a-dia.

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A morte de Duque-Estrada e as negativas de Benjamin em negociar com políticos abalam a confiança de alguns capoeiras da Flor-da-Gente. Cinco desertores fecham acordo com Marquês para que este assuma alguns pontos da freguesia de São José. Depois de tomar os pontos, Marquês mata os desertores. Em sua malta não há espaço para traidores.

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Benjamin descobre que Marquês vem tomando território na freguesia de São José e pressente que um ataque direto dos guaiamus de Sacramento é iminente. Para proteger o futuro de sua família, ele reúne um punhado de ouro, uma foto da família e algumas navalhas e adagas novas e enterra tudo num ponto ermo da cidade. Benjamin descreve o local numa carta cifrada e ordena que o padre envie para Rosa.

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A morte do Nhonhô cancela o acordo de Marie e Francisca com Benjamin e traz prejuízos aos negócios. Mas o nicho de mercado é lucrativo e elas decidem investir em transformar definitivamente o armazém num lugar discreto para a elite da Glória consumir drogas. O único problema é que precisam de ópio. Para isso contam com a ajuda de Coruja, conhecedor da fauna que circula no porto do Rio. Depois de uma produtiva rodada de negócios junto a marinheiros chineses no porto, Marie e Bernardina voltam para casa, se deparam com a porta do porão aberta e se dão conta do pior: Boa Morte fugiu.

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Juca Reis espera ansiosamente o desembarque de um navio português. Sua mãe está de volta depois de 5 longos anos. De repente, dois homens fortes imobilizam Juca. Dona Maria desce do navio com um sorriso no rosto e uma estola de visom clara em volta de seu pescoço. Um homem a esfaqueia repetidas vezes no pescoço. Juca é obrigado a olhar a cena. De longe, Lafayette Rodrigues observa.

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Marquês prepara seu plano mais ambicioso. É um ataque simultâneo e furtivo nas ruas da Glória. Seus homens precisarão caminhar sozinhos e fazerem o possível para não serem vistos. Qualquer erro pode chamar a atenção da Flor-da-Gente e provocar um massacre sobre os homens de Marquês. Mas o plano brilhantemente articulado por Marquês é bem sucedido. Na calada da noite, os capoeiras de Sacramento cortam as gargantas dos principais membros da Flor-da-Gente, incluindo o escravo Salustiano.

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Beatrice foge do cortiço e de seus vigias. Ela vai até a casa de seus pais, mas é escorraçada por trazer a notícia de sua gravidez. Derrotada, volta para o cortiço. Não há mais saída para ela. Uma antiga navalha jaz no fundo de uma gaveta. É a bela navalha que Marquês ganhou de Boca Larga, seu falecido mentor. Com essa lâmina, Beatrice corta os pulsos.

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Sozinho em sua casa, Benjamin pressente que algo paira no ar. Desolado, senta-se à frente do cravo e toca a música que seu filho tentava lhe ensinar. Ao som da Fuga de Bach, a polícia invade a casa. É o fim. Apenas Benjamin, preso, e Coruja, afundado no desgosto e no ópio, se salvaram. A Flor-da-Gente foi destruída.

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Marquês passa a ser o capoeira mais poderoso da cidade, controlando as freguesias de Sacramento, São José e Glória, mas perde Beatrice. Políticos do partido liberal mandam recado, querem conversar com o todo-poderoso Marquês. Em breve, imagina ele, terá tudo que deseja. Ao amanhecer, fitas vermelhas balançam nos postes e anunciam que as ruas agora pertencem aos guaiamus. As calçadas ainda estão manchadas pela noite dos degolados. Sobre a cama de Marquês, o corpo de Beatrice jaz sem vida, enquanto seu sangue escorre pelo lençol branco.

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[ENG]

Rio de Janeiro, 19th century. The streets of the empire's capital are in an uproar. The elections will be in 1885, but the dispute has already begun. As voting is census-based and open, controlling the streets means controlling the constituency. The parish of Glória is firmly held by conservative hands and the liberals rush to guarantee parishes in the Central Zone of the city. In the parish of Sacramento, they collided with the political ambitions of the young Marquis who, recently promoted to the leadership of his gang, broke the pact between the late Boca Larga and the liberal leader Lafayette Rodrigues. São José becomes the most strategic parish in the empire, but to secure votes there, it is necessary to deal with the unstable and drunk Chico Vagabundo, who opens an auction for his support.

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Lafayette Rodrigues has Marquês arrested and tortured, but the capoeirista (capoeira fighter) does not give in. Before being sent into penal exile, the capoeira undertakes a spectacular escape with the help of his gang. Marquês' escape and the imminent passage of a procession with the visit of the archbishop of Lisbon increase the pressure on police chief Tito de Mattos.

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Young Beatrice was hospitalized a few days ago at Hospício Pedro II. Her parents, rich and highly educated bourgeois, decided to submit their daughter to a drastic treatment to erase from her mind the passion for capoeira Marquês, who took her virginity and disgraced the honor of the family. Guilty for her sins, Beatrice refuses to see her lover, but Marquis is not willing to lose her. After insisting on visiting her, Beatrice gives in and the two get closer. Marquês wants to get her out of there as soon as possible, but she is divided.

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With the police on the trail, Marquês tries to reach an agreement with Chico Vagabundo to extend the influence of his gang to the streets of São José. Chico rejects the deal, but uses the proposal to bargain with Benjamin, who is associated with leaders of the conservative party.

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Conservatives, liberals and independents want the votes of the parish of São José. The political dispute is open and both parties have a chance of winning the elections amidst the war waged by capoeiras Benjamin and Marquês. The date of the traditional Easter procession is approaching and, with it, the prospect of a bloodbath. The top government then appeals to Prince Obá II, who articulates a truce between the maltas. The armistice ends when the crazy Juca Reis opens Chico Vagabundo's belly during a banal discussion about the sizes of their penises. Chico dies eviscerated in the center of the procession, smashing the image of the patron saint on the ground. The brutal murder shocks Rio society. Pressured, Tito de Matos orders total pressure on the packs, inhibiting the circulation of capoeiras and stifling their gains.

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After starting a fratricidal war in the court, Juca Reis hides in the famous Alcazar Lírico nightclub in the arms of Suzanne Castera, the most famous courtesan in the city. Juca is arrested by Tito de Matos' men and prosecuted by a young prosecutor, but is eventually released. During the process, Castera serves as Reis' alibi, but the attraction between the courtesan and the young prosecutor is immediate.

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Pressure from the police causes damage to all the gangs, especially Marquês, who insists on avoiding harassment by politicians against his group. To compensate for the losses, Marquês and his men plan the audacious theft of a shipment of jewels from Importadora Alvorada, owned by Conde de São Salvador de Matosinhos, Juca Reis' extremely wealthy father. During the robbery, however, Marquês realizes that the shipment only contains shoes, not jewelry. If life throws you lemons, you have to make lemonade and serve it to the people as a sign of good faith. Endowed with a refined political sense, Marquês distributed the shoes among the poor, reinforcing his popularity in Sacramento.

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Oblivious to the conflict, an enslave woman, named Francisca, wanders hungry and with a Colt pistol in her waist through the hostile streets of Rio after fleeing the farm where she grew up. 

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She circulates around the city to sell items from her basket, work achieved thanks to the support network for escaped slaves coordinated by Mãe Cambina and Príncipe Obá II and sponsored by Benjamin. Francisca meets the freed Bernardina and the two form a duo facing the exhausting daily life in the hostile streets of Rio.

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The assault on the shipment from Importadora Alvorada conveys to public opinion the feeling that the police's repression of the maltas is ineffective. The high cost of maintaining effective size on the streets at all times reaches critical levels. Soon, the liberal cabinet vetoes the operation commanded by Tito de Matos. The streets are free again. In addition to trying to make up for lost time and gains, Marquês, Benjamin and other gang leaders are secretly competing for Chico Vagabundo's estate. In São José, the situation is chaotic. There is only one unanimity among the capoeiras: it is necessary to kill Juca Reis.

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Oblivious to the blood that is about to be spilled in the streets of the court, the unscrupulous merchant Nuno Ferreira arrives in Brazil to take control of a food products warehouse in Glória. He brings with him the young wife he got as payment of a debt, the beautiful Marie Turner. The difficulties faced by the business, the lack of money and the pressure from the Flor-da-Gente gang for the monthly payment bring out the worst aspect of Nuno's personality. He reveals himself to be a violent and misogynistic guy who commits real atrocities against his wife, taking out on her his lack of courage to face his true enemies.

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After some initial resistance, Beatrice gives in to Marquês' appeals and the secret encounters between them intensify, as well as the new treatment she will be subjected to. Beatrice goes to see a prominent psychiatrist who studies female hysteria and has a very peculiar theory on the subject. The specialist, a sordid and sadistic man, stipulates an experimental treatment to clear the mind based on a cocktail of drugs and cold baths that proves to be disastrous, making Beatrice a patient who is distant and out of touch with reality. Marquês, then, realizes that he will have to race against time if he wants to save his beloved.

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But it's not just Marquês who is running out of time. Surrounded and with a price on his head, Juca Reis flees to Mãe Cambina's sacred grounds, where he knows that no capoeira will have the courage to kill him. Prince Obá II is called to intervene. He calls the Count of Matosinhos and exchanges Juca's death for generous indemnities to all the gangs. Outraged by the damage, the Conde de Matosinhos sends Juca away for a season.

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The streets of Rio de Janeiro are governed by corruption. And this state of affairs claims many victims, such as the slave Bernardina, murdered by police who were trying to extort her. Francisca watches everything. Even fearful and angry at the barbarity she's witnessed, she knows it's her only chance to improve her condition. So, she makes the marks on her own skin that Bernardina had on her body, steals her friend's manumission letter and becomes a free woman. Under the identity of Bernardina, Francisca takes a job at Nuno Ferreira's warehouse and becomes a witness to the abuse suffered by Marie Turner.

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Rumors in Glória say that Duque-Estrada Teixeira, Nhonhô da Glória, will free three men from the gang led by the late Chico Vagabundo who were arrested during the period of repression by police chief Tito de Matos, extending his tentacles over São José. The action will give Benjamin superiority in men and territory. So, Marquês sends Moleque Antônio Maria to jail, where he kills two of Chico Vagabundo's men and leaves the message clear to the survivor: São José belongs to nobody. Yet...

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Although he still enjoys power, Nhonhô is not the same anymore. Disgusted to see his prestige falling within the conservative party, he clings to opium like so many others in the city's high circles. Upon leaving the Alcazar Lírico at dawn, he becomes an easy target for reporters, gossips and capoeiras. Benjamin and his crew rescue him and avoid damage to his reputation, but the situation seems out of control.

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A territory without a gang is a territory adrift. Since Chico Vagabundo was murdered, several serious crimes have caused damage to businesses. A furtive war takes over the corners, with surgical attacks carried out by all the gangs, especially by the Guaiamus of Sacramento, who try to prevent São José from falling into Nagoan hands. Benjamin realizes that he needs more men to take over the territory of São José and, after seeking advice from Mãe Cambina, he makes a trip that could turn the tide in his favor.

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Tired of the abuse, Marie Turner threatens to run away and Nuno reacts. In the heat of the fight, Marie kills him with a meat cleaver. Terrified at the idea of being arrested and deported, she despairs. Francisca, hardened by the violence, decides to help her and they send the dead merchant's body to the parish of São José. For all intents and purposes, he was a victim of the war between the capoeiras. The two become accomplices.

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In the paradisiacal region of the Costa Verde fluminense, by the sea, there is a large quilombo (slave refugee camp) to where some of the most skilled capoeiras have escaped. It is there that Benjamin spends the week, recommended by Mãe Cambina and Prince Obá II, seeking to enlist men for his gang. In the company of 15 of the best capoeiras in the state, Benjamin returns to Rio. He decides to put an end to the war on the streets of São José. With more than 30 men at his disposal, he takes the territory without even having to pull the razor blade. The return of the conservative party seems guaranteed.

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Despite having lost the parish of São José to Benjamin, the pain that afflicts Marquês is the state of his dear Beatrice. Not even the harshness of life on the streets prepared him to see the delicate image of his beloved destroyed by mistreatment and anguish. Upon discovering that his daughter still has furtive encounters with the man who disgraced her, Beatrice's father demands even more drastic measures from the house's management. Marquês, then, uses the resources of his gang and, in a bold and violent action, takes the young woman out of the asylum.

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In his own way, Beatrice's father wanted to save his offspring, something that the Count of Matosinhos also tried. It was in vain, as Juca Reis is back in Rio de Janeiro and his relationship with his father is even worse. Matosinhos waged a battle with Duque-Estrada, who stifled his commercial activities in retaliation for the articles against him in the newspaper O Paiz. For Juca, it is clear what he needs to do to prove his worth to his father: Duque-Estrada must die. Juca approaches Marquês and proposes to kill the politician.

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Worried about the direction of his people and avid for power, Galego looks for the liberal leader Lafayette Rodrigues and tells him about the assassination plan. If Marquês kills Nhonhô da Glória, he will have a power that is difficult to overcome. The time to seize power in Sacramento is now. To sponsor the arduous mission, Lafayette gives Galego 3 pistols.

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In the warehouse managed with great difficulty by the young widow Marie Turner, Francisca is visited by Coruja to collect the week's pay. Threatened for not having the money, Francisca aims a revolver to Coruja's face and scares him away. Marie, intrigued, proposes to Francisca to become a partner in the warehouse. At night, in the same tenement where she lives, Francisca sees Coruja having sex with another man. Coruja tells Francisca that she should keep quiet. Even in a heterodox way, a bond of complicity is born between the two.

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Kid Antônio Maria, one of the men closest to the Marquês in Sacramento, gains confidence and walks through the streets as if he owned them. In a hasty foray, he wanders through São José and ends up surrounded by a dozen Flor-da-Gente capoeiras. Brave and untimely, Moleque challenges Benjamin to a duel. In seconds, the nagoa wins the fight, pulls out the razor and lacerates the Achilles tendon of the promising capoeira fighter. The streets of São José have an owner and his name is Benjamin.

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Marquês keeps Beatrice under care in the tenement where he lives, in Sacramento. Weakened by cruel treatment, she barely recognizes him. Marquês does not give up on her and, despite all the brutality of his day-to-day life, he strives to bring her back. He believes that, somewhere in Beatrice's lost gaze, the woman he loved so much is still hiding. But maybe it's too late.

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It's late at night and Mãe Cambina's yard is empty. A man enters, with his cowboy hat and a Winchester 44. His name is Antônio Sacerdote da Boa Morte and he is after the slave Francisca. Mãe Cambina, unchanged, throws cowrie shells and laughs at her own fate, saying she is now ready, seconds before Boa Morte mercilessly shoots her in the head.

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Concerned about Duque-Estrada's downward spiral and seeking to preserve the politician's remaining reputation, Benjamin makes a secret and lucrative deal with Marie Turner. The warehouse becomes a resting place for Nhonhô da Glória so he can smoke his opium in peace. In return, she gains protection at no fee. Coruja is in charge of protecting the politician and the friendship with Francisca begins to strengthen.

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The news of the fight between Benjamin and Kid Antônio Maria spreads through the city's parishes and reaches the ears of his son, José. The boy firmly believed that his father was just a shoemaker and criticizes him. Benjamin loses his cool and hits his son. It is the first time that Benjamin feels the fear in his wife and son. He seeks support from Mãe Cambina, but her sacred grounds have been violated and Cambina's body thrown on the dust. Benjamin places a bounty on the head of the killer and the word spreads through the streets.

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Marquês is out to kill Nhonhô, accompanied by Juca Reis, Zé Preto and some capoeiras. But when they arrive at the designated place, they find themselves surrounded by Galego and three other dissidents, all armed. But Marquês reveals his foresight when two of the dissidents turn their weapons in Galego's direction. Loyal to Marquês, these capoeiras pretended to be traitors to sabotage the coup. Now, with a numerical advantage, Marquês takes control of the situation and brutally tortures Galego until he reveals that the weapons and the order for the ambush came from Lafayette Rodrigues.

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During a pleasant coffee with the family, Lafayette Rodrigues receives a gift box in his hands: it is the head of Galego. In the distance, Juca Reis raises his coffee cup, with a smile on his face, proposing a toast to Lafayette. After this demonstration of strength and sadism, Reis goes to Alcazar Lírico to see Suzanne, but she doesn't want to see him anymore. She is engaged to the chief of police. Enraged, Juca pulls out his razor and cuts Suzanne's face. The news that the capital's most famous courtesan has been disfigured travels through the city.

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Beatrice has recovered, but her stay in the tenement is strange. She wasn't raised to live in that environment, and neither do the people there are used to having a rich young white girl walking through the filthy corridors. To keep her safe, Marquês assigned two capoeiras who serve as guards throughout the day. Thus, she spends most of her days in the room, waiting for Marquês, watching life pass by from the window of the two-story shack.

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The dangerous matador Antônio Sacerdote da Boa Morte knows he is being hunted for the murder of the influential Mãe Cambina. His head is at stake and the dreaded Benjamin will have no mercy on his soul if he gets his hands on him. But Boa Morte is a killing machine and nothing will stand in his way until he captures Francisca, the runaway slave. After walking around the city for a long time, he corners his victim, but Marie surprises them with a blow to the head of the hunter, who falls unconscious. The two drag the body and tie him in the basement.

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Benjamin receives a heavy blow when he realizes that his wife and son have fled. In anger, he beats up the priest of the Church of São José until he confesses to having sent the two to a sanatorium of the Church, in Minas Gerais. It's like a stab in the chest. The city, the streets, all his conquests now matter so little. Benjamin lost what he loved most and is alone.

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Lafayette Rodrigues is enraged by the actions of Juca Reis, but Tito de Matos claims that the influence and economic power of the Conde de Matosinhos leave the police with their hands tied. Kid Antônio Maria enters limping and interrupts the conversation, announcing that Marquês wants to give himself up, but the condition is that he does so in a private conversation with Lafayette. Marquês goes to Lafayette Rodrigues' office and insinuates that his surrender will define the elections of the following year in favor of the conservatives. Lafayette does not hesitate to grant Marquês a pardon by signing a Term of Good Living. The two have an agreement.

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Lafayette visits Suzanne Castera, who is recovering from Juca's razor wounds. The politician wants something he can use against the perpetrator. Suzanne, afraid, refuses to testify against Juca Reis, but says that Lafayette can reach him through who he loves most: his mother, who returns after a long period away from the country, a woman that his father the Count of Matosinho himself, now married to a young woman, would rather she didn't exist. Juca Reis has a relationship, to say the least, strange with his mother. So strange, says Castera, that he used to call her by her mother's nickname when they had sex.

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Duque-Estrada is increasingly lost in his spiral of opium and depression. One night, he loses control and overdoses in the warehouse. Coruja, Marie and Francisca try to help him, but it's in vain. Nhonhô is dead. The next day, news of the death of one of the city's most influential politicians explodes in the newspapers.

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Politicians waste no time and look for Benjamin, seeking to sponsor his gang and obtain political influence in the strategic territories of São José and Glória. But Benjamin rejects any negotiation. From now on, he will only answer to himself.

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Beatrice discovers that she is pregnant. The fear of the future and the fragility of her condition make her repel Marquês. Her love is great, but Beatrice doesn't know if she is capable of giving birth to a child in the crazy world she sees around her. In desperation, Beatrice tries to visit her family, but Marquês forbids her. She is getting more and more disillusioned. With the world falling on her shoulders, Marquês fails to support her. Whatever the two once felt has been lost in the violence and madness of everyday life.

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The death of Duque-Estrada and Benjamin's refusal to negotiate with politicians shake the confidence of some capoeiristas in Flor-da-Gente. Five deserters close a deal with Marquês for him to take over some spots in the parish of São José. After taking these places, Marquês kills the deserters. There is no room in his pack for traitors.

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Benjamin finds out that Marquês has been taking territories in the parish of São José and senses that a direct attack by the Guaiamus from Sacramento is imminent. To protect his family's future, he gathers a handful of gold, a family photo, and a few new razors and daggers and buries them all in a remote spot in town. Benjamin describes the location in an encrypted letter and orders the priest to send it to Rosa, his wife.

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Nhonhô's death cancels Marie and Francisca's agreement with Benjamin and damages the business. But the market niche is lucrative and they decide to invest in definitively transforming the warehouse into a discreet place for Glória's elite to consume drugs. The only problem is that they need opium. For this they have the help of Coruja, an expert on the fauna that circulates in the port of Rio. After a productive round of business with Chinese sailors at the port, Marie and Francisca return home, find the basement door open and realize the worst: Boa Morte has fled.

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Juca Reis anxiously awaits the disembarkation of a Portuguese ship. His mother is back after 5 long years. Suddenly, two strong men immobilize Juca. Dona Maria steps off the ship with a smile on her face and a bright mink stole around her neck. A man repeatedly stabs her in the neck. Juca is forced to look at the scene. From afar, Lafayette Rodrigues observes.

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Marquês prepares his most ambitious plan. It is a simultaneous and stealthy attack on the streets of Glória. His men will need to split and walk alone, doing their best not to be seen. Any mistake could draw the attention of the Flor-da-Gente gang and cause a massacre among Marquês' men. But the plan brilliantly articulated by Marquês succeeds. In the dead of night, the capoeiras of Sacramento slit the throats of leading members of the Flor-da-Gente, including the slave Salustiano.

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Beatrice flees the tenement and her guards. She goes to her parents' house, but is chased away for bringing the news of her pregnancy. Defeated, she returns to the tenement. There is no way out for her anymore. An old razor blade lies at the bottom of a drawer. It is the beautiful razor that Marquês got from Boca Larga, his late mentor. With that blade, Beatrice slashes her wrists.

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Alone in his house, Benjamin senses that something is in the air. Heartbroken, he sits in front of the harpsichord and plays the music his son was trying to teach him. To the sound of Bach's Fugue, the police invade the house. It's the end. Only Benjamin, imprisoned, and Coruja, sunk in grief and opium, were saved. The Flor-da-Gente gang was destroyed.

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Marquês becomes the most powerful capoeira in the city, controlling the parishes of Sacramento, São José and Glória, but loses Beatrice. Liberal party politicians send a message, they want to talk to the all-powerful Marquês. Soon, he imagines, he will have everything he wants. At dawn, red ribbons swing from the poles and announce that the streets now belong to the Guaiamus. The sidewalks are still stained by the night of the beheaded. On Marquês’ bed, Beatrice's body lies lifeless, while her blood drips through the white sheets.

LOGLINE:

[POR] O ano é 1885. Na cidade efervescente do Rio de Janeiro, duas gangues de capoeira e seus líderes, os capoeiras Marquês e Benjamin, lutam pelo controle das ruas e pelos votos que decidirão as eleições e o destino do Império Brasileiro. .

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[ENG] The year is 1885. In the effervescent city of Rio de Janeiro, two capoeira gangs and their leaders, the fighters Marquês and Benjamin, battle for the control of the streets and the votes that will decide the elections and the fate of the Brazilian Empire.

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CONCEITO DA SÉRIE / SERIES CONCEPT:

[POR] 

CAPOEIRA, une personagens reais e fictícios numa narrativa atual e instigante ambientada em fins do século XIX. O Império está ruindo, mas a capital não para de crescer. As ruas são habitadas por políticos, comerciantes, negros alforriados, brancos pobres, imigrantes e escravizados. O emprego é escasso, milhares se acotovelam em cortiços, as condições são precárias, as epidemias se alastram e o Estado brasileiro tenta se recuperar dos gastos com a Guerra do Paraguai. Os dois principais partidos políticos estão rachados, denúncias de corrupção se proliferam, a polícia está desacreditada. As eleições se aproximam. Em 1885, o Brasil está em convulsão e o Rio de Janeiro, entregue ao deus-dará.

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Esse ambiente nutre o crescimento dos grupos de capoeiristas que disputam violentamente as ruas da cidade. Grande parte das “maltas”, como são conhecidos esses grupos, é apadrinhada por políticos que garantem recursos e impunidade aos capoeiras. Numa época em que o voto é aberto, controlar as ruas é controlar o eleitorado. As ruas são um mundo onde cada um luta por si e os laços de fraternidade são determinados pela lei do mais forte. No universo de Capoeira, a violência e a corrupção se sobrepõem a quaisquer valores, ninguém tem apenas um senhor e nenhuma lealdade é eterna. São tempos de guerra.

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Com a morte do líder Boca Larga, que controlava a região boêmia de Sacramento, na área central da cidade, o jovem Marquês assume a malta de origem Guaiamu. Sua primeira atitude é se desvincular do apadrinhamento político dos liberais. Marquês é ambicioso, quer dominar mais freguesias e ascender ao poder público pela influência das ruas. Para isso, precisará enfrentar Benjamin, o implacável chefe da malta Flor-da-Gente, de origem Nagoa. Benjamin é o maior capoeira da capital e tido como intocável por conta de sua proximidade com alguns políticos de grande influência no partido conservador. A Flor-da-Gente domina a nobre freguesia da Glória, a área mais influente da cidade. Mas os tempos estão mudando. Nunca antes desafiado, Benjamin agora tem pela frente um rival novo e imprevisível.

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As eleições estão marcadas para o início do ano seguinte, mas a disputa pelos votos já começou. Liberais e conservadores fazem política enquanto as maltas trocam navalhadas. Com a Glória em mãos conservadoras, os liberais correm para garantir as principais freguesias do Centro. Em Sacramento, esbarram nas ambições políticas de Marquês e, em São José, na instabilidade do beberrão Chico Vagabundo, que abre um leilão pelo apoio de sua malta. Quando Chico morre numa briga e deixa São José à deriva, a guerra se torna uma questão de tempo. Uma guerra que transformará o destino do Império para sempre.

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[ENG] 

CAPOEIRA, unites real and fictional characters in a current and thought-provoking narrative set in the late 19th century. The Empire is crumbling, but the capital is growing. The streets are inhabited by politicians, traders, freed blacks, poor whites, immigrants and enslaved people. Employment is scarce, thousands huddle in tenements, conditions are precarious, epidemics are spreading and the Brazilian State is trying to recover from the expenses with the Paraguayan War. The two main political parties are split, allegations of corruption proliferate, the police are discredited. Elections are approaching. In 1885, Brazil is in convulsion and Rio de Janeiro is left to its fate.


This environment nourishes the growth of groups of capoeiristas (Brazilian martial arts fighters) who violently dispute the city streets. Most of the “maltas” (capoeira gangs), as these groups are known, are sponsored by politicians who guarantee resources and impunity to capoeiras. In an age where voting is open, controlling the streets is controlling the constituency. The streets are a world where everyone fights for themselves and the bonds of brotherhood are determined by the law of the fittest. In the universe of Capoeira, violence and corruption prevail over any values, nobody has just one master and no loyalty is eternal. These are times of war.


With the death of the leader Boca Larga, who controlled the bohemian region of Sacramento, in the central area of the city, the young Marquês takes over the Guaiamu's "malta". His first attitude is to disassociate himself from the political patronage of liberals. Marquês is ambitious, he wants to dominate more parishes and rise to public power through the influence of the streets. For that, he will need to face Benjamin, the relentless leader of the Flor-da-Gente gang, of Nagoa origin. Benjamin is the greatest capoeira in the capital and considered untouchable due to his proximity to some politicians of great influence in the conservative party. Flor-da-Gente dominates the noble parish of Glória, the most influential area of the city. But times are changing. Never before challenged, Benjamin now faces a new and unpredictable rival.


Elections are scheduled for early next year, but the race for votes has already begun. Liberals and conservatives make politics while the two gangs slash each other in the razor's edge. With the parish of Glória in conservative hands, the liberals rushed to secure the main parishes in the Center. In Sacramento, they collide with the political ambitions of Marquês and, in São José, with the instability of the drunk Chico Vagabundo, who opens an auction for the support of his "malta". When Chico dies in a fight and leaves São José adrift, the war becomes a matter of time. A war that will change the fate of the Empire forever.

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LINGUAGEM AUDIOVISUAL / VISUAL LANGUAGE:

[POR] 

CAPOEIRA é uma série histórica de narrativa atual, repleta de ação e drama. As principais referências são produtos como Cidade de Deus (2002), Gangs of New York (2002), Peaky Blinders (2013) e Kung-Fu (1972)

Os dados históricos e o compromisso com o real vão orientar o production design de alto valor agregado da série. As cenas de luta, um elemento vital de Capoeira, terão aspecto menos coreografado, mais "sujo" e espontâneo, adicionando uma camada de realismo ao jogo bruto dos capoeiras. Diferentemente da luta plástica que conhecemos hoje, a capoeira das ruas no século XIX era briga e sobrevivência. A partir de consultoria especializada, a série fará uma espécie de arqueologia da capoeira para trazer esse tipo de ação para a narrativa da forma mais realista possível.

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A sonoridade de Capoeira será marcada pela diversidade de texturas da cidade, ampliando a experiência sensorial do espectador. As músicas serão ritmos fortes instrumentais da periferia do Rio, como o Funk e o Hip-Hop, para estabelecer um diálogo entre a atmosfera da época e a música contemporânea. Filmes como Maria Antonieta (2006), que mistura Indie Rock à França do século XVIII, ou The Knick (2014), que mescla músicas eletrônicas sobre a Nova York de 1900, são bons exemplos de como Capoeira busca uma aura pop em sua linguagem.

 

Capoeira apresenta uma visão única sobre o que é o Brasil, mostrando de forma realista e contemporânea um mundo novo pronto para ser descoberto pelo grande público.

 

[ENG] .

CAPOEIRA is a period series with a current narrative, full of action and drama. The main references are products such as City of God (2002), Gangs of New York (2002), Peaky Blinders (2013) and Kung-Fu (1972)
Historical data and a commitment to the real will guide the series' high added value production design. The fight scenes, a vital element of CAPOEIRA, will look less choreographed, more "dirty", agile and spontaneous, adding a layer of realism to the brute of capoeira fighting as we know it. Unlike the coreographed fight/dance capoeira we know today, street capoeira in the 19th century was about strugle and survival. Based on anthropologic expert advice, the series will do a kind of capoeira "archeology" to bring this type of action to the narrative in the most realistic way possible.

 

The soundscape of CAPOEIRA will be marked by the diversity of textures in the city, expanding the viewer's sensorial experience. The songs will be strong instrumental rhythms from the outskirts of Rio, such as Funk and Hip-Hop, to establish a dialogue between the atmosphere of the time and contemporary music. Films like Maria Antonieta (2006), which mixes Indie Rock with 18th century France, or The Knick (2014), which mixes electronic music with a 1900s New York, are good examples of how CAPOEIRA seeks a pop aura in its language.
 

Capoeira presents a unique view of what Brazil is, realistically and contemporary showing a new world ready to be discovered by the general public.

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CONTEXTO HISTÓRICO / HISTORIC CONTEXT: Por / By - Carlos Eugênio Líbano Soares.

[POR] 

Entre 1808 e 1889 houve um Império nos trópicos e sua capital era o Rio de Janeiro. O Brasil era uma monarquia parlamentar onde o Imperador chefiava os poderes “moderador” e “executivo”. O poder legislativo ficava a cargo do parlamento e a política da época do Império era marcada por três correntes políticas: os liberais, os conservadores e os republicanos.

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Os liberais estavam ligados às ideias mais avançadas da elite europeia. Reconheciam os direitos das mulheres, defendiam a iniciativa privada e o trabalho assalariado. Ser liberal era defender o parlamento e a representação eleitoral. Já os conservadores eram nacionalistas dentro de uma sociedade violentamente cosmopolita. Ser conservador era defender a sociedade rural e a monarquia. Os republicanos, por sua vez, defendiam a separação entre público e privado, a participação política pelo voto, a meritocracia, o ensino, a educação e o combate à corrupção. Para o republicano, os capoeiras representam o mal social, tanto pelos preconceitos sociais e raciais quanto pela ligação com os conservadores.

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Nesse incendiário panorama político, a capital se via em convulsão social. A cidade era suja, fétida e mortal, estava superpovoada, faltava água, a febre amarela matava milhares e a tuberculose era ainda mais devastadora. Além disso, a corrupção na polícia deixava a sensação de absoluta insegurança à população. Com eleições marcadas para 1885, a capital se torna um caldeirão fervente prestes a entornar. Liberais e conservadores disputavam cada polegada do espectro político com unhas e dentes, num processo que chegava às ruas através da luta pelo controle dos redutos eleitorais. Não havia rua sem dono porque as maltas reivindicavam cada esquina da cidade.

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Essas maltas controlavam as ruas das freguesias que dividiam a cidade, vendendo proteção para comerciantes e moradores, um domínio territorial que chamava a atenção dos políticos. Assim, o capoeira passou a fazer parte do mundo da política, ou melhor, do submundo da política, atacando oposicionistas, comprando e falsificando votos, intimidando eleitores. Todos os capoeiras do Rio estavam, de uma forma ou de outra, envolvidos na política. Os capoeiras viviam de vender violência, e os políticos pagavam bem. Sempre de posse de navalhas, viviam prontos para briga. Seu estilo de vida era mais importante que suas posses. Um bom paletó, sapato e chapéu eram o suficiente pro capoeira que vivia na boêmia e na luta. Suas atribuições com a malta tinham a ver com uma noção de fraternidade, onde um defendia o outro às últimas consequências. Os capoeiras não eram apenas os músculos dos políticos; eles decidiam, de fato, o futuro do Império.

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A unidade básica da capoeira era a malta: formada por cerca de 30 indivíduos que dominavam partes da cidade. As maltas eram formadas majoritariamente por homens livres e escravos. Todas as etnias e nacionalidades se encontravam nas maltas, que se dividiam em dois grupos, inimigos mortais: Nagoas e Guaiamus. Os Nagoas eram associados aos conservadores, ligados à tradição africana e seus membros eram predominantemente negros livres e escravos. Eles tinham a cor branca como identificação e dominavam a periferia da Cidade Velha: Lapa, Glória e Campo de Santana.  Os Guaiamus eram seus rivais associados aos liberais, de uma tradição que encampa pardos e brancos, em sua maioria imigrantes. A cor que os identificava era o vermelho. Eles dominavam a parte de dentro da Cidade Velha: Santa Rita, São Domingos, Largo de São Francisco e Sacramento. O Brasil tinha um Imperador, mas quem reinava nas ruas  eram os capoeiras.

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[ENG]

Between 1808 and 1889 there was an Empire in the tropics and its capital was Rio de Janeiro. Brazil was a parliamentary monarchy where the Emperor had the powers of management and execution. Legislative power was in charge of parliament, and the empire-era politics was marked by three political parties: the Liberal, the Conservative, and the Republican parties.

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The Liberals were connected to more advanced political ideas of the European elite. They recognized the rights of women, defended the private initiative and wage labor. To be liberal was to defend parliament and electoral representation. The Conservatives were nationalists within a violently cosmopolitan society. To be conservative was to defend the rural society and the monarchy. The Republicans, in turn, advocated the separation of the public and private sectors, political action by voting, meritocracy, education and the fight against corruption. For the Republicans, the capoeira fighters, simply called capoeiras represented a social evil, not only because of the racial and social prejudices, but also due to their connections to the conservative party. 

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In this incendiary political panorama, the capital was in a social upheaval. The city was dirty, smelly, deadly, overpopulated, with scarce water supply, yellow fever was killing thousands and tuberculosis was way more devastating than it is today. In addition, corruption in the police force meant absolute insecurity. With elections scheduled for 1886, the capital was at a tipping point in 1885. Liberals and conservatives fought tooth and nail for control of the polling stations. The maltas claimed every corner of the city and every street had its owner and its toll.

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 These maltas controlled the streets of the districts that divided the city, selling protection to merchants and residents. This territorial domain attracted the attention of politicians. Capoeira became part of the political underworld by attacking oppositionists, buying and forging votes and by intimidating voters. In 1885 all the capoeiras of Rio were, in one way or another, involved in politics. The capoeiras lived to sell chaos and the politicians paid them well. Always in possession of straight razors, they lived ready for a fight. Their lifestyle was more important than their possessions. A good jacket, good shoe, and hat were enough for the bohemian capoeira fighter. Their connections to their malta meant they were part of a brotherhood where one defended the other, no matter the consequences. The capoeiras were not only the muscles of the politicians; they decided, in fact, the future of the Empire.

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 The basic squad of capoeiras was called a malta: each formed by about 30 individuals who dominated parts of the city. In 1885, maltas were formed mostly by free men and slaves. All ethnicities and nationalities composed the maltas, but there were two opposing groups, mortal enemies by nature: the “Nagoas” and the “Guaiamus”. The “Nagoas” were associated with the political conservatives, linked to the African traditions and their members were predominantly freed blacks and slaves. White was their color of identification, using a silk scarf, as the blade of a straight razor cannot cut through silk, the “Nagoas” dominated the outskirts of the Old City: Lapa, Gloria and Campo de Santana. The “Guaiamus” were their rivals associated with the political liberals, they followed the tradition of the pardos and the whites and they were mostly immigrants. Their scarf’s color was red. They dominated the interior of the Old City: Santa Rita, São Domingos, Largo de São Francisco and Sacramento. Brazil had its third Emperor, but those who ruled the streets were the capoeiras.

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DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS / CHARACTERS DESCRIPTION:

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          MARQUES       27 anos / 27 years old

(PORT) Bonito, mulherengo, é filho de uma escrava alforriada e de pai desconhecido. A lenda que lhe conferiu o apelido reza que seu pai é um fidalgo, mas sua mãe morreu com esse segredo. Nas ruas de Sacramento, é adorado pelos populares, mas os capoeiras o vêem com ressalvas.

(ENG) Handsome, a womanizer, he is the son of a freed slave and an unknown father. The legend that gave him the nickname says that his father is a nobleman, but his mother died with that secret. In the streets of Sacramento, he is adored by the popular people, but the capoeiras see him with reservations.

 

        BENJAMIN       32 anos / 32 years old

(PORT) Escravo liberto, é talvez um dos melhores capoeiras que a capital já conheceu. Chefe da malta Nagoa Flor-da-Gente, na freguesia da Glória, ex-aluno do lendário capoeira Manduca da Praia, Benjamin é, antes de tudo, um Pai de família, amado e respeitado por sua esposa e filho.

(ENG) A freed slave, he is perhaps one of the best capoeiras the capital has ever known. Head of the Nagoa Flor-da-Gente gang, in the parish of Glória, former student of the legendary capoeira Manduca da Praia, Benjamin is, above all, a family man, loved and respected by his wife and son.

 

       BEATRICE         19 anos / 19 years old

(PORT) É filha única de uma rica família de burgueses católicos. Uma jovem sensível e determinada a viver grandes aventuras, mas formada para casar com alguém escolhido para expandir ainda mais a fortuna da família. Sua vida lhe parece enfadonha até que ela conhece Marquês e se deixa levar por uma paixão que levará à desgraça.

(ENG) She is the only child of a wealthy Catholic bourgeois family. A sensitive young woman determined to live great adventures, but formed to marry someone chosen to further expand the family fortune. Her life seems boring until she meets the Marquis and lets herself be carried away by a passion that will lead to disgrace.

 

      JUCA REIS        31 anos / 31 years old

(PORT) É um cachorro louco incontrolável que só não está atrás das grades graças ao prestígio de seu pai, o rico e respeitado Conde de São Salvador de Matosinhos, com quem vive em conflito. Bonito, rico, português e escravista, Juca tinha tudo para frequentar os salões da Corte como um representante da fina nata lusitana, mas prefere se esgueirar pelo submundo da cidade, onde pode usar sua navalha para retalhar aqueles que o contrariam.

(ENG) He is an uncontrollable mad dog who is not behind bars thanks to the prestige of his father, the rich and respected Count of São Salvador de Matosinhos, with whom he lives in conflict. Handsome, rich, Portuguese and a slave owner, Juca had everything to attend the Court's salons as a representative of the finest Lusitanian cream, but he prefers to sneak through the underworld of the city, where he can use his blade to cut up those who contradict him.

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      MARIE TURNER 24 anos / 24 years old

(PORT) De origem européia, viu-se obrigada a casar com Nuno Ferreira por conta de uma dívida de seu pai. Deixou pra trás uma vida miserável e tem esperanças de que seu recomeço no exótico e distante Brasil seja melhor, no entanto, seu casamento com Nuno é algo muito pior. Seu marido é um tipo violento que abusa dela de todas as formas possíveis.

(ENG) Of European origin, she was forced to marry Nuno Ferreira due to her father's debt. She left behind a miserable life and hopes that her new beginning in exotic and distant Brazil will be better, however, her marriage to Nuno is something much worse. Her husband is a violent type who abuses her in every possible way.

 

        NUNO FERREIRA 52anos / 52 years old

(PORT) Português, feio e atarracado, é um tipo áspero, dono de um armazém de secos e molhados que fica na freguesia da Glória. Apesar de toda sua grosseria, morre de medo das maltas de capoeira e tenta sempre tratar o pessoal da Flor-da-Gente da melhor forma possível, embora secretamente os odeie.

(ENG) Portuguese, ugly and stocky, he is a rough guy, owner of a grocery store located in the parish of Glória. For all his rudeness, he is terrified of the capoeira crowds and always tries to treat the Flor-da-Gente people as best he can, even though he secretly hates them.

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